sábado, setembro 18, 2004

Química da água (Bolsa de Investigação)

"Estudo das características químicas da água de alguns lagos de Vilamoura e da Ribeira de Quarteira como contributo para a sua gestão equilibrada" foi mais uma das bolsas concedidas no âmbito do programa científico do CENA, e realizado por Sara Pires (Orientação da Drª Alexandra Cravo e do coordenador do CENA). As amostragens decorreram entre Setembro de 2002 e Fevereiro de 2003, e consistiram na análise da qualidade da água em 4 pontos da Ribeira de Quarteira, 3 pontos nos lagos do PAV e 2 pontos nos lagos e canais do golfe Laguna.

Foram medidas uma série de características da água e avaliada a sua evolução durante o período de tempo considerado o que permitiu identificar alguns aspectos interessantes e úteis na gestão dos planos de água. Os parâmetros analizados foram: temperatura, salinidade, pH, oxigénio dissolvido, carência bioquímica de oxigénio, sólidos em suspensão, clorofila a, condutividade, e nutrientes.

O aprofundamento da análise dos dados obtidos e a realização de novas saídas de campo (já durante 2004) permitirão a realização, ainda este ano, de uma Tese de Mestrado em Estudos Marinhos e Costeiros da Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (orientação da Drª Alexandra Cravo e Engª Jacinta Fernandes).