sábado, setembro 18, 2004

Fauna aquática (Bolsa de Investigação)

O estudo "Contributo para a caracterização da fauna aquática de Vilamoura" realizado por José Silva e orientado pelo Prof. Dr. Manuel Afonso-Dias e pelo responsável pelo CENA, foi o primeiro estudo, que se saiba, dirigido à fauna aquática em Vilamoura. Este trabalho resultou de uma Bolsa de Investigação inserida no programa científico do CENA para 2002/03.

O trabalho consistiu numa série de acções de pesca em diversos locais (Marina, Lagos, Ribeira) realizados entre Setembro de 2002 e Janeiro de 2003. Para a sua realização obtiveram-se as necessárias licenças junto das autoridades competentes, e adquiriram-se artes de pesca. As acções de pesca tiveram o contributo inestimável da Marina de Vilamoura, que cedeu a utilização de uma pequena embarcação e tivemos também a colaboração de vários marinheiros, em particular o Sr. Bota que, como antigo pescador, foi fundamental para a realização das acções de pesca. Para a identificação e análise do material biológico, foram utilizadas as instalações da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (Universidade do Algarve).

Foram identificadas 6 espécies de peixe e 1 espécie de crustáceo nas águas interiores (Ribeira, Lagos), enquanto que na Marina se identificaram 20 espécies de peixe, 2 de crustáceos, e 2 de cefalópodes. Estudos posteriores (em particular utilizando outras artes) poderão confirmar a previsão da presença de um muito maior número de espécies que estarão na Marina ao longo do ano, enquanto que em águas doces não deverá haver muitas mais espécies do que as identificadas.