segunda-feira, julho 26, 2004

Currículo 2003

Lista das principais realizações do CENA em 2003.

- Concepção e manutenção do Weblog dedicado à divulgação das actividades do CENA e do PAV [http://vilamouracena.blogspot.com]. (desde Outubro 03)
- Orientação do estudo (Bolsa de Investigação Científica do CENA) intitulado “Avaliação da situação da Lontra (Lutra lutra) em Vilamoura” realizado por Margarida Pedrosa.
- Orientação do estudo (Bolsa de Investigação Científica do CENA, futura Tese de Mestrado em Estudos Marinhos e Costeiros da Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente) intitulado “Estudo dos aspectos ecológicos referentes à gestão dos lagos em Vilamoura”, realizado por Sara Pires.
- Orientação do estudo (Bolsa de Investigação Científica do CENA) intitulado “Contributo para a caracterização da fauna aquática de Vilamoura” realizado por José Silva.
- Relatório “Victoria Clube de Golfe – Proposta de Valorização Ambiental”.
- Candidatura aos Prémios Ford Motor Company para a Conservação e Ambiente 2002, com o projecto “Centro de Estudos da Natureza e do Ambiente” (Janeiro)
- Parecer sobre controlo dos estragos causados por Pica-paus em postes do Pinhal Velho. (Janeiro)
- Conferência sobre o Programa de Educação Ambiental do CENA para 2003. Acção por ocasião do Dia Internacional para a Diversidade Biológica. Visita com alunos do Colégio Internacional de Vilamoura ao PAV. (Janeiro)

- Proposta de valorização ambiental do PAV no âmbito do Dia Mundial da Árvore (21 de Março)
- Parecer sobre cães vadios em Vilamoura. (Março)
- Parecer sobre eucaliptos na Estrada de Albufeira, em Vilamoura. (Março)
- Parecer sobre ligação entre lagos do Golfe Victoria e o lago do Parque Ambiental de Vilamoura. (Março)
- Selecção de 304 fotografias digitais a ilustrar aspectos da fauna, flora e paisagens do PAV, obtidas entre Abril de 2002 a Março de 2003. (Abril)
- Parecer sobre a plantação de Casuarinas em Vilamoura. (Abril)
- Organização da 1ª Exposição colectiva de pintura de trabalhos do I e II cursos de iniciação ao Desenho e Pintura da Natureza. (Maio)
- Relatório “Jardim Botânico de Vilamoura – Informações e Sugestões para a sua criação e gestão”. (Julho)
- Relatório “Paisagismo em Vilamoura – Algumas ideias e propostas sobre a imagem do empreendimento”.
- “Proposta de alterações ao lago aberto em 1999” (Agosto)
- Organização do II Curso de Iniciação ao Desenho e Pintura da Natureza, ministrado por Fernando Grade. (Julho a Setembro)
- Organização do III Curso de Iniciação ao Desenho e Pintura da Natureza, ministrado por Fernando Grade. (Novembro 03 a Julho 04)
- Concepção da sinalética destinada à circulação no interior do PAV.
- Colaboração com a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves). Na sequência das informações prestadas, a SPEA classificou parte de Vilamoura como Zona Importante para as Aves em Portugal (Projecto IBAs). IBA de Vilamoura publicada em: Costa, L., Nunes, M., Geraldes, P. & Costa, H. (2003) “Zonas Importantes para as Aves em Portugal”. Ed. SPEA.
- Participação nas II Jornadas Ibéricas de Ornitologia e IV Congresso de Ornitologia da SPEA, promovidas pela SEO e pela SPEA, (Aveiro, 29 Novembro a 1 de Dezembro), com dois posters intitulados “Situação da Avifauna de Vilamoura” e “Criação de habitats para a vida selvagem no PAV: evolução da diversidade de aves em lagos artificiais”.