sexta-feira, julho 16, 2004

Micromamíferos

Primeira Bolsa de Investigação do CENA a estar concluída. Este estudo, realizado pela bióloga Fátima Amaro, consistiu na captura e identificação dos micromamíferos existentes no PAV. Em Portugal, o termo micromamífero ou pequeno mamífero é utilizado para designar os animais que pertencem à Ordem dos Roedores (Rodentia) ou à Ordem dos Insectívoros (Insectivora).
 
Estes pequenos animais têm um papel fulcral no ecossistema, quer como base alimentar da maior parte dos predadores (p.ex. raposas, mochos, ou águias), quer na oxigenação e permeabilidade do solo, controlo de pragas, ou na dispersão de sementes.
 
As sessões de armadilhagem, realizadas na Primavera de 2002, consistiram na colocação de 80 armadilhas especiais nos 4 principais tipos de ocupação do solo do PAV (junto à Ribeira, num campo de trigo, numa zona de olival e no caniçal). Capturaram-se 27 animais das espécies Musaranho-de-dentes-brancos e Ratinho-ruivo, tendo-se identificado também o Ouriço-cacheiro, Rato-de-água, Ratazana-preta, Ratazana-castanha, Toupeira, e Rato-caseiro, havendo dúvidas relativamente à presença de Rato-dos-bosques. As armadilhas foram gentilmente cedidas para este estudo pelo
Instituto da Conservação da Natureza.